terça-feira, 27, fevereiro ,2024
NOTÍCIAS

DF: Nota oficial do CAU/DF e da Comissão Eleitoral do Distrito Federal (CE-DF) de esclarecimento sobre o adiamento da votação

Diante da decisão da Comissão Eleitoral Nacional (CEN) em adiar a votação programada para ocorrer nesta terça-feira (10 de outubro) e, em respeito aos profissionais do Distrito Federal, o CAU/DF e a Comissão Eleitoral local (CE-DF) tornam pública nota técnica divulgada pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), responsável pela disponibilização e administração do sistema de votação.

O documento esclarece que, “às 8:20, foi notificada instabilidade no acesso ao Sistema VotaOnline, impedindo o acesso à maioria dos eleitores consequentemente a votar nas respectivas eleições.”. De acordo com a nota, “a instabilidade foi causada por um problema na comunicação entre os módulos que compõem o sistema, gerando sobrecarga em pontos não previstos do fluxo de autenticação, não identificados de forma automatizada e nem no evento de teste previamente efetuado.”.

O TRE-TO informou, ainda, que diferentes ações foram tomadas para solucionar a questão, dentre elas “ajustes na configuração da rede e no balanceamento de carga para melhorar a distribuição de solicitações de autenticação”. E finaliza que “após efetuadas correções na comunicação entre os módulos, o sistema retornou a estabilidade às 15h, tendo sido contabilizados até as 16h, 31.931 votos.”.

Durante todo o dia de ontem, o CAU/DF se colocou à disposição dos profissionais, ampliando, inclusive, o seu horário de atendimento presencial e pelos demais canais de comunicação. Além disso, divulgou as orientações da CE-DF e da CEN-BR, por meio de suas redes sociais e sites, sempre com a finalidade de auxiliar os(as) arquitetos(as) e urbanistas votantes nessa importante etapa, além de garantir a transparência do processo eleitoral.

Nova data para votação nas Eleições CAU 2023 será divulgada pela CEN-CAU/BR, a partir de novo cronograma a ser estabelecido pela Comissão. Até lá, o Conselho estará à disposição dos profissionais em sua sede e em seus canais de comunicação e atendimento ao público.

O CAU/DF e a CE-DF reforçam a importância de participação dos(as) profissionais de Arquitetura e Urbanismo nesse processo democrático por meio do voto, para a construção de um Conselho mais forte e eficiente para todos(as)!

Brasília, 11 de outubro de 2023
Presidências CAU/DF e CE-DF

Clique aqui e confira a nota técnica do TRE-RO.